Skip to content

Kadu Matos

Kadu Matos (nascido em Iramaia – BA, em 06 de abril de 1989), é um empresário, cientista, cantor, compositor, e multi-instrumentista baiano. Embora tenha iniciado na Arte (Música) aos 11 anos de idade, e tenha tido seus primeiros trabalhos como guitarrista e vocalista em Salvador nos anos 2007 a 2010, construiu seu primeiro sucesso na Ciência.

Com um legado de poemas e composições em suas frequentes vindas a Salvador, revisitando seus traços culturais e musicais, Kadu conheceu alguns dos destacados músicos e produtores da Bahia, Jackson Almeida1 e Luã Almeida2, fundadores da produtora FruturoLab3, e na primeira produção com eles, lançou o EP Essência com 7 músicas autorais, com fusões de Pop, Pop-rock, Funk Americano, MPB, música da Bahia e outros ritmos afrobrasileiros.

matos-kadu-495x580

O EP resume essencialmente o DNA de Kadu, com letras e melodias marcantes, que trazem alguma essência da música baiana de muitas épocas, em sua visão com muitas paisagens novas, e, que inova ao trazer letras como como essência, de cunho existencial, filosófico e poético. Seu principal legado é esta transição de temas desde experiências na paisagem litorânea ao teor mais íntimo e existencial do cantor.

Transitando entre a sua formação como cientista e aquela existencial, em outras palavras, transitando entre a  ciência e a arte, a música de Kadu Matos é considerada bastante original e genuína. Quando perguntado sobre como transitar nestes dois mundos da arte e ciência, totalmente diferentes, um cheio de formalismos, e outro que prega mais liberdade, cunhou uma frase notória e sintética: “a ciência ilumina o mundo; e a arte ilumina a alma”.

História

Kadu Matos, nasceu na pequena cidade da Chapada Diamantina, Iramaia-BA, onde passou toda sua infância. Flagrado pelo pai aos 11 anos pegando o violão da casa, iniciou os primeiros acordes e logo passou a tocar música gospel nas igrejas locais: primeiro violão, depois teclado, baixo, e guitarra. Acompanhava caravanas para tocar nos pequenos lugarejos da Chapada Diamantina, chamando alguma atenção pelo fato dos instrumentos serem maiores que ele.

Seu entorno musical e cultural foi bastante rico, desde as flautas, cantos e batidas da Folia de Reis e Boi Janeiro, aos rituais de candomblé nas casas vizinhas e das benzedeiras com seus cantos nos rituais de rezas e ervas.

Com as dificuldades financeiras da família e inquieto com a difícil realidade do interior baiano, aos 16 anos passou a fazer barzinho com seu irmão, e com ajuda da família, iniciaram profissionalmente na música e juntos fizeram repertórios com Pop Rock (principalmente Legião Urbana), MPB, samba e outros ritmos em um tempo de transição tecnológica, em que as músicas chegavam através dos feirantes que comercializam fitas K7 e logo os CDs.

matos-kadu-495x580-2

Além da música de Salvador que já ecoava coincidentemente com trabalhos da música da Bahia que vinham com a influência de outro iramaiense, Wesley Rangel, as imersões musicais eram diversas. Através das feiras livres em que até hoje se realiza escambo, através dos feirantes,  também o alcançava a MPB em seus vários estilos, com trabalhos de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, e também, de diversos estilos da cena internacional, como Michael Jackson, Pink Floyd, Dire Straits, Queen, Bryan Adams e outros. Kadu relata, que de vez em quando, chegava algum trabalho de música instrumental, e que o feirante doava generosamente referindo que a fita veio “sem voz”.

Ainda aos 17 anos, chegou a gerenciar um dos principais trios elétricos da região, o Trio Chapadão, mas passou em um concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e com uma pequena reserva financeira, se mudou para Jequié – BA, fazendo uma temporada de cursinho pré-vestibular, e logo ganhou uma bolsa de estudos do Programa Universidade Para Todos (ProUni), e mudou-se para a periferia de Salvador. Logo fez amigos, e começou a tocar e fazer barzinho, e se manteve com a música e ajuda da mãe. Graduou-se em Farmácia em 2011, e como um dos primeiros da turma, mudou-se para São Paulo com a ajuda de seu professor e amigo, Dr. Eustáquio Linhares Borges (in memorian).

Vida acadêmica e sucesso na ciência

Com título de mestre e doutorando (2023) pela Universidade de São Paulo, é autor de livros, artigos científicos em diversas revistas internacionais, e foi o pioneiro na aplicação regulatória de inteligência artificial (IA) para evitar o uso de animais em testes com cosméticos, medicamentos, e outros produtos. Fundou em 2012 a startup de sucesso Altox, empresa em São Paulo, pioneira em modelos computacionais e toxicologia, que despontou em matérias da Forbes1, Globo2, Reuters3 e outras agências de notícias. Recebeu homenagens e prêmios científicos nacionais4, e chegou a ser indicado em 2020 ao prêmio internacional Lush Prize5(conhecido como o “Oscar” dos  métodos alternativos ao uso de animais em testes) na categoria Jovem Investigador.

Discografia
  • Essência (2023) (EP)
Músicas lançadas
  • Essência
  • Along the way
  • Volta do carnaval
  • Intensos verões
  • Amanheceu
  • Latinoamericana
  • Sorte e vibração

Entrou como trainee em uma das principais consultorias cientíticas de sua área em São Paulo, e logo, tornou-se cientista analista, gerente de projetos, e então fundou sua própria empresa, a startup de sucesso Altox em 2012, empresa pioneira em modelagens computacionais e toxicologia. Paralelamente, obteve títulos acadêmicos pela Universidade de São Paulo. Sendo considerado um cientista de referência em sua área, publicou livros (entre os quais, o primeiro livro sobre Toxicologia In Silico em língua portuguesa), artigos em diversas revistas nacionais e internacionais, e foi o pioneiro na aplicação regulatória de inteligência artificial (IA) para evitar o uso de animais em indústrias de cosméticos, medicamentos, e outros produtos, com prêmios relacionados às suas realizações e projetos acadêmicos e corporativos. 

Em São Paulo, escrevia poemas, composições e suas experiências na cidade fria, tudo à mão, expandindo suas percepções com outros estilos musicais como Rock, Blues, POP e ritmos afrobrasileiros, e sempre voltando à Bahia, e desta sua fonte, trazendo ideias, escrevendo sensações e cenas do cotidiano.

  1. Startup brasileira de IA prevê expansão de 25% até final do ano. Acesso em 2021. 27 de setembro de 2019. https://forbes.com.br/negocios/2019/09/startup-brasileira-de-ia-preve-expansao-de-25-ate-final-do-ano/
  2. Pequenas Empresas e Grandes Negócios. Inteligência artificial ajuda a reduzir o uso de animais em testes de laboratórios. 17 de julho de 2019. https://revistapegn.globo.com/Tecnologia/noticia/2019/07/inteligencia-artificial-ajuda-reduzir-o-uso-de-animais-em-testes-de-laboratorios.html
  3. Startup brasileira de IA prevê expansão de 25% em clientes no setor farmacêutico até final do ano. https://www.reuters.com/article/tech-ia-testes-idBRKBN1WC20C-OBRIN
  4. https://cienciasfarmaceuticas.org.br/wp-content/uploads/2019/07/CARLOS-EDUARDO-MATOS.pdf
  5. The Lush Prize. SHORTLIST 2020. Wir werden die 2020 Wir werden die 2020. Gewinner der Preises bei einer Online – Preisverleihung im November bekannt geben. https://lushprize.org/pt-pt/vencedores-do-premio-em-2020/
Back to top